O que é Infarto do Miocárdio (“Ataque Cardíaco”)

O “Ataque Cardíaco” é o nome mais conhecido para o Infarto Agudo do Miocárdio, uma doença grave do coração que se inicia de forma súbita e pode causar sintomas como a Dor no Peito. O Infarto ocorre em geral, por uma obstrução súbita de pelo menos um vaso que supre o coração de sangue, as chamadas artérias coronárias.

 

O que leva ao Infarto Agudo do Miocárdio?

 

O Infarto do Miocárdio é geralmente resultado de um um processo muita vezes silencioso chamado Aterosclerose. As artérias do coração sofrem desgaste e inflamação ao longo do tempo que resulta em deposição de placas de gordura e obstrução progressiva dos vasos. As causas que levam à Aterosclerose são muito bem conhecidas:  Diabetes, Hipertensão, tabagismo, Colesterol alto, sedentarismo, dentre outros. Em um determinado dia, as placas de gordura podem se romper e causar uma obstrução de uma Artéria do Coração, levando a obstrução total do Sangue naquele ponto. Esta Obstrução abrupta do fluxo de sangue na maioria dos casos causa Dor no Peito sibita e outros sintomas que veremos adiante.

 

Quais Sintomas são comuns em um Infarto Agudo do Miocárdio?

 

Dor no Peito, de Forte Intensidade

Desconforto no Tórax que irradia para mandíbula, Braço esquerdo ou ambos os Braços , para as costas

Falta de Ar súbita

Nauseas , Vômitos, palidez da pele

Sudorese aumentada

Desmaio súbito

 

Quais sintomas são menos comuns mais que podem representar um Infarto?

 

Desconforto vago no tórax

Sensação de palpitação Intensa e Desmaio

Dor forte na região superior do Abdomem, com sensação de má digestão

 

O infarto pode ocorrer em qualquer idade?

 

 Sim. Com o passar dos anos, há um aumento do risco de Infarto, sobretudo em que possui história familiar de Infarto, Fuma, tem colesterol alto, hipertensão, etc. O risco é maior quanto maior forem o número de doenças e conforme o controle das mesmas. Tratar o colesterol , por exemplo , é uma ótima estratégia para evitar o desenvolvimento do Infarto em pacientes jovens. Abandonar o cigarro, além disso, pode evitar que o desgaste das artérias seja acelerado.

 

Caso apresente os sintomas de Infarto, o que devo Fazer?

Procurar ajuda médica imediata, seja pelo serviço de emergência (samu) da sua região ou se dirigir ao Pronto Socorro mais próximo de seu domicílio. O tempo é fundamental nestes casos pois pode evitar sequelas cardíacas e salvar vidas.

 

No próximo post, falaremos um pouco sobre o Tratamento do Infarto agudo do Miocárdio.