Clínico Geral: funções e quando procurar

1- O que é um clínico-geral e qual sua função?

Após 6 anos de formação e estudo, o médico é considerado generalista, sem especialidade. Não raro este tipo de profissional é chamado de Clínico Geral dado a ausência de Especialização mas esta afirmação não é totalmente verdadeira. De forma mais criteriosa, o Clínico Geral somente pode ser assim chamado após especialização em Clínica Médica , em geral após 2 anos de Residência Médica ( Pós -Graduação Lato Sensu ) ou Estágio reconhecido pelo MEC; 

A função do Clínico Geral é crucial para o funcionamento de qualquer sistema da saúde. Um bom Clínico Geral pode diagnosticar, cuidar e seguir boa parte dos problemas de saúde da nossa população, bem como consegue promover a saúde aconselhando e até mesmo, diagnosticando doenças de forma precoce. Quando houver algum tipo de doença mais específica , este profissional pode direcionar ao colega médico mais adequado para auxílio nos cuidados. 

 

2- Em que ocasiões um clínico-geral deve ser procurado para uma consulta?

De forma geral, aconselha-se que o clínico geral seja procurado para realização de check-up periódico e promoção à saúde em todas as idades, na vida adulta. Caso haja algum tipo de sintoma específico, o clínico geral pode sim ser  o 1o médico a ser procurado. 

 

3- Esse médico é capaz de tratar a maioria dos problemas de saúde? Existem casos que estão fora de seu alcance?

Os médicos clínicos gerais bem formado e com vivência clínica são capazes de diagnosticar a maioria das doenças e até mesmo doenças mais raras. Com o envelhecimento da população, novos exames diagnósticos disponíveis e avanço da ciência médica, há uma série de doenças novas e mais raras cujo tratamento será auxiliado por um especialista ou feito exclusivamente por um profissional altamente especializado. Um exemplo para ficar mais claro: uma doença Hematológica como a Leucemia que eventualmente pode ser diagnóstica por um clínico geral, mas o tratamento ficará por conta do Hematologista, médico especialista em doenças como esta. 

 

4-Quando deve-se procurar um Cardiologista?

O Cardiologista é um tipo de médico especialista nas doenças do Coração e nas principais condições clínicas que podem afetá-lo com Hipertensão, Diabetes, Colesterol Alto, Febre reumática, dentre outras. O cardiologista formado em grandes centros está acostumado a lidar com pacientes de várias idades e diferentes condições clínicas, motivo pelo qual é muito procurado para uma avaliação clínica inicial e também tem formação técnica para realização de Check-up periódicos e avaliação pré-operatória.  A avaliação pré-operatória em geral é necessária e pedida pela maioria dos médicos cirurgiões cuja intenção é conhecer o risco cardiológico relacionado à realização de um determinado procedimento cirúrgico para que sejam tomadas todas as medidas para diminuir qualquer tipo de risco cardíaco e de complicações clínicas.